top of page

Compassion: From Its Evolution to a Psychotherapy


 

Gilbert P. (2020). Compassion: From Its Evolution to a Psychotherapy. Frontiers in psychology, 11, 586161. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.586161

 

Esse artigo do propositor da Terapia Focada na Compaixão (TFC), Paul Gilbert, descreve um modelo biopsicossocial e multicomponente sobre a evolução do comportamento de cuidar e então da compaixão e sugere como isso pode sustentar novas abordagens da psicoterapia. Ele explora as origens dos motivos de cuidar e a natureza das funções biopsicossociais do comportamento de cuidar-apego. Esse comportamento inclui fornecer uma base segura e refúgio seguro para a prole. Ele também explora as origens das funções fisiológicas reguladoras, as quais são também centrais na TFC. Outro aspecto importante explorado no artigo é a forma como as competências cognitivas humanas recentes do ser humano, as quais podem transformar motivos básicos de cuidado em potenciais de compaixão. Isso é muito útil no cultivo da compaixão.

Isso significa que a psicoterapia pode ajudar os clientes a utilizarem potenciais inatos de cuidado, ajudando-os a se conscientizarem dos motivos também inatos e desenvolverem a compaixão. O foco central da TFC é então abordar o sofrimento mental, cultivar os motivos e as competências da compaixão para consigo e com os outros.





18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page